SOBRE

FEMSUP.org - Federação Mineira de Stand Up Paddle Entidade legal representante do Stand Up Paddle em Minas Gerais.

SUP, o esporte que mais cresce no mundo e é o esporte das estrelas como Vin Diesel, Júlia Roberts, Ana Maria Braga, Cauã Reymond entre outros. Conheça outras atividades com o SUP como o SUP Yoga e Pilates, tratamento com pessoas portadoras de necessidades especiais e até mesmo para saber como fazer uma Prancha Ecológica de garrafas pet.

Muitos acreditam que o SUP é um esporte recente, mas a história vem de muito tempo. A utilização de embarcações individuais, para a pesca, o transporte e como forma de atividade recreativa, ocorreram em civilizações muito antigas. No Peru entre 200 A.C. e 700 D.C. os moches, utilizavam seus Cabalitos de Totora (embarcação feita de junco), para a atividade de pesca no mar, e pegavam ondas para voltar a praia. No século IV os polinésios, também tinham o costume de surfar e levaram este costume para o Hawaii aonde a arte de surfar foi aperfeiçoada. Em 1000 D.C. o surf já era um pilar na cultura polinésia e era praticado por todos, dos camponeses aos reis. Por volta de 1700, o surf já estava enraizado também na cultura hawaiana, onde os plebeus surfavam deitados e os chefes em pé com pranchas de 12 a 24 pés, os chefes eram reconhecidos por sua capacidade de surfar e demonstravam sua coragem e habilidade em ondas grandes. As raízes do SUP são também, as origens do surf. No início do século 20, foi comunicado pelo capitão James Cook em seu diário que ele viu um canoísta pegar uma onda no Taiti, enquanto estava sentado. O SUP moderno, foi popularizado no Hawaii entre as décadas de 20 e 50, quando os chamados Beach Boys, instrutores de surf, na praia de Waikiki, utilizavam grandes pranchas com remo para acompanhar e fotografar os aspirantes a surfistas da época. No Brasil, na década de 30, também há relatos sobre a prática de SUP na cidade de Santos.

Com o SUP você pode estar em pé sobre a prancha, e utilizar uma pá semelhante aos utilizados em um caiaque ou canoa. Remar pode ser uma grande aventura. O SUP está sendo praticado onde houver água, em águas rasas de baías, lagos, rios e lagoas. É um bom esporte para trabalhar força, equilíbrio, abdominal, os braços e a mente. Atletas de surf de pranchinha, do longboard, de tow-in e até mesmo de outros esportes como o triathlon, se utilizam do pranchão a remo para melhorar o preparo físico e relaxar a mente.

AGORA SÓ FALTA VOCÊ PRATICAR O SUP!
Aloha! Venha para a FEMSUP!


Fundada em 2012.

Afiliada a CBSUP - Confederação Brasileira de SUP.

Membros:

* Álvaro de Oliveira Neto - Presidente
* Paulo César da Silveira - Vice-Presidente
* Sergio Ricardo Fraga Rios - Diretor Jurídico
* Alexis Nonato Novais de Oliveira - Diretor Técnico
* Sandra Márcia Guaracy Costa - Diretora de Comunicação e Marketing